Revit 2012 Aula 01: Introdução ao BIM (Módulo Básico em Português)

Estou diante de uma grande virada no meu cotidiano profissional: de um lado o AutoCAD, ferramenta que utilizo há quase 20 anos, que gosto demais e que (quase) domino, e do outro a tecnologia BIM, que pouco a pouco ganha espaço dentro dos escritórios brasileiros. Não posso mais fechar os olhos para a realidade: a forma de projetar está mudando… e para muito melhor! Chegou a hora de baixar a resistência e me render ao Revit, poderoso software da Autodesk que apresenta a tecnologia BIM.

Se eu abandonarei o AutoCAD? De forma alguma… Acredito que o AutoCAD, daqui a alguns anos (ou década?), será usado de forma fundamental para dar acabamentos nas plantas, cortes e elevações gerados pelo Revit, mas não ocupará o lugar de destaque que tem hoje no mundo. A tendência é que o Revit ocupe o mercado brasileiro que hoje pertence ao AutoCAD.

O que me impediu até o momento de fazer este curso foi a elaboração do material teórico, que demandaria muito tempo de dedicação… e eu já estava ocupada com as videoaulas de AutoCAD 2013, DecorCAD, DicasCAD e DraftSight. E também, é claro, que a falta de vivência com o software foi um outro fator que dificultou o processo. Até que descobri um blog muito bom com apostilas do Revit Architecture 2011 e 2012 básicos (gratuitas) e uma Apostila do Revit Architecture 2012 intermediário (à venda por R$ 69,90). O responsável pelo blog Ambiente Thécnico e pelas apostilas é o Daniel Oliveira, de Londrina, que já me autorizou a utilizar as mesmas para elaboração das videoaulas.

E por que o Revit Architecture 2012 e não o 2013? Porque ainda não existe a versão em português deste último… e eu acho fundamental que seja em nossa língua, uma vez que o programa gera automaticamente tabelas de quantitativos, por exemplo.

Então, bem-vindos à primeira videoaula do Módulo Básico! Podem ter certeza que eu também aprenderei e curtirei muito este curso! Afinal, fazer um modelo 3D e extrair automaticamente plantas, cortes, elevações, quantitativos e muito mais é simplesmente maravilhoso! Sem falar das perspectivas que fascinam os clientes e facilitam o entendimento do projeto…


E muito obrigada ao Daniel pela gentileza!

Abraços a todos


Roberta Vendramini



1.1 O que é o BIM?
A tecnologia BIM (Building Information Modeling), que significa Modelagem de Informação da Construção, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício, desde o início do projeto até a demolição e permite organizar, em um mesmo arquivo eletrônico (modelo 3D), um banco de dados de toda a construção, acessível a todas as equipes de engenharia e arquitetura envolvidas no processo.
De acordo com Justi (2008), as principais vantagens competitivas que o BIM oferece em relação ao método tradicional de desenho (entenda-se AutoCAD) são:
  • maior velocidade na entrega (economia de tempo);
  • melhor coordenação (menos erros nos desenhos);
  • diminuição de custos (economia de dinheiro);
  • maior produtividade usando um único modelo digital;
  • trabalho com maior qualidade;
  • novas oportunidades de receita e negócios;
  • mais foco no design;
  • redução do retrabalho.

Segundo artigo da Revista Construção Mercado (2011) “para 80% dos usuários com grande experiência prática em BIM, a tecnologia reduz os erros e as omissões no acervo técnico (documentação) da construção; cerca de 71% também identificam redução de retrabalho e outros 71% afirmam que o modelo ajuda a reduzir o ciclo de fluxos específicos de certas atividades, especialmente as de desenho. Para 62% dos respondentes, o BIM ajuda a empresa a oferecer novos serviços para clientes e, de acordo com 51%, o conceito serve também como uma ferramenta de marketing para atração de novos clientes e aumento da competitividade da empresa. Por fim, 49% dos especialistas afirmaram que o BIM aumenta o lucro de seus negócios. Em suma, a maior vantagem do sistema relatada pelos usuários de BIM é a economia de tempo e a redução de custos.” 

1.2 O que é Revit Architecture?
 Por Daniel Oliveira (OLIVEIRA, 2012).

De acordo com o manual da Autodesk Revit Architecture:

  • A plataforma Revit para modelagem de informações de construção consiste em um sistema de desenho e documentação que suporta projetos, desenhos e tabelas necessários para a construção de um projeto. A modelagem de informações de construção (Building information modeling – BIM) oferece informações sobre projeto, o escopo, as quantidades e as fases do projeto quando forem necessárias. No modelo do Revit, todas as folhas de desenho, as vistas 2D e 3D e as tabelas consistem em apresentações de informação do mesmo conjunto de dados do modelo de construção abaixo. Enquanto você trabalha com vistas de tabela e desenho, o Revit Architecture coleta informações sobre o projeto de construção e coordena essas informações por todas as outras representações do projeto. O mecanismo de alteração paramétrica do Revit coordena automaticamente as alterações realizadas em qualquer parte — em vistas de modelo, folhas de desenho, tabelas, cortes e plantas.

O Revit é um excelente programa de arquitetura, sua plataforma BIM nos possibilita uma maximização nos projetos, facilitando assim a modelagem, criação de tabelas, vistas e perspectivas integradas ao projeto arquitetônico.

A grande vantagem do Revit Architecture é que ele atualiza automaticamente o projeto como um todo, ao alterar a espessura de uma parede, o pé-direito de um ambiente ou uma família de portas, por exemplo, todos os parâmetros são automaticamente atualizados, como as tabelas e cotas, o que torna o processo de trabalho muito mais rápido.



1.3 O que significa paramétrico?
 Tópico extraído do manual da Autodesk Revit Architecture (Autodesk apud OLIVEIRA, 2012)

O termo paramétrico refere-se à relação que o Revit Architecture oferece entre todos os elementos do modelo que permite a coordenação e o gerenciamento de alterações. Estas relações são criadas tanto automaticamente pelo software quanto por você enquanto trabalha.

Em CAD matemáticos e mecânicos, os números ou características que definem estes tipos de relações são denominados parâmetros. Portanto, a operação do software é paramétrica. Esta capacidade oferece a coordenação fundamental e os benefícios de produtividade do Revit Architecture: altere qualquer coisa a qualquer momento e em qualquer lugar no projeto, e o Revit Architecture coordena aquela alteração através de todo o projeto.


Os seguintes exemplos são demonstrações destas relações entre elementos:
  • O lado de fora do batente de uma porta tem uma cota fixa do lado da articulação a partir de uma divisória perpendicular. Se a divisória for movida, a porta conservará essa relação com a divisória.
  • A borda de um piso ou de um telhado está relacionada com a parede externa de tal maneira que quando a parede externa for movida, o piso ou telhado permanecerá unido a ela. Neste caso, o parâmetro é de associação ou conexão.
  • As janelas ou pilastras apresentam-se igualmente espaçadas em uma dada elevação. Se o comprimento da elevação for alterado, a relação de igualdade de espaçamento será mantida. Neste caso, o parâmetro não é um número, mas sim uma característica proporcional. (Autodesk Revit Architecture).

Referências

JUSTI, A.C. Implantação da plataforma Revit nos escritórios brasileiros: relato de uma experiência. Gestão & Tecnologia de Projetos, Vol. 3, nº 1,  Maio de 2008. Unibennet – Centro Universitário Metodista Bennet.

OLIVEIRA, D. Curso Revit Architecture 2012 – Módulo Básico. Disponível em: <http://ambientetechnico.blogspot.com.br/2011/10/download-curso-revit-2012-modulo-basico.html>. Acesso em: 16 maio 2012.
REVISTA CONSTRUÇÃO MERCADO, Ed. 115, jan. 2011.

 

56 comentários

  1. Lucas Eduardo disse:

    Estava esperando por essas aulas o/.

    Você pode disponibilizar o conteúdo?

    Muito Obrigado, Roberta. Por tudo!

    Lucas Eduardo

    • Olá Lucas, boa tarde!

      Postarei em breve! Ainda estou definindo a sequência e formato de cada aula deste módulo. Mas, como estava ansiosa pra começar logo o curso, acabei postando a primeira aula antes do previsto.

      Muito obrigada por acompanhar e pela participação!

      Roberta

  2. ADOREI!!!!!
    Já estou acompanhando e vou relembrar tudo do REVIT!
    Sucessooooooo!
    :-))))
    Re.

  3. Unknown disse:

    boa noite ! roberta vou te segui neste curso pois eu já sei que vc é uma excelente professora. vou fazer meu curso de edificação em novembro deste ano, como vc me aconselhou eu só sei construir agora eu quero tb projetar. ok thal parabéns

  4. kazy disse:

    Olá Roberta! Também vou te seguir e pretendo aprender o hevit junto com você….rssr. Estou cursando técnico em Edificações e como o curso é super corrido, não é possivel para a prof. passar o necessário para desenvolver os projetinhos.Você é o anjo que caiu do céu. Segui as aulinhas do AutoCad e adorei! Você ensina muito bem!! Parabéns e Obrigada! kazy

    • Olá Kazy, bom dia!

      Imagina! Você não tem ideia de como é gratificante receber comentários carinhosos como o seu! Acho que eu ganho mais com as videoaulas que vocês! Tirando minha família e amigos mais chegados, nunca fui tão bem tratada como vocês, leitores, me tratam!

      Obrigada a todos!

      Roberta

  5. Anonymous disse:

    Roberta boa noite! Minha kbç ficou confusa!
    Estou na duvida demais por ter começado meu curso em autocad e agora estou vendo, depois de sua noticia de imigração para o REVIT… Preciso urgente do seu conselho para meu futuro com projetos arquitetônico, mercado de trabalho etc.
    Eu tenho te acompanhado nos sites etc e fiquei surpreso com sua noticia de imigração para o REVIT claro que eu entendi sua colocação perfeitamente! Te pergunto de coração com sua larga experiência a anos em AUTOCAD etc. Você acha que eu como aluno iniciante do AUTOCAD para projetos arquitetônicos… Eu deveria sim também começar o REVIT do nada e deixar de estudar o “AUTOCAD” e apartir de agora iniciar o REVIT com você, e claro sair na frente aqui onde moro? Ou o AUTOCAD ainda vai ser o carro chefe nos escritorios,prefeituras etc. por muito tempo?
    Professora desde de já fico muito grato aos seus conselho,sites etc. Pois ja sou seu fã de carteirinha!Sucesso nesse novo caminho porque nós só temos a ganhar com VOCÊ!
    ASS.MARCOS AIRES

    • Olá Marcos, bom dia!

      Sugiro que acompanhe o curso de Revit para se atualizar e aprender uma nova ferramenta, mas que não abandone o AutoCAD de forma alguma. Ainda levará anos para o mercado absorver o Revit… e o AutoCAD é, atualmente, o software mais usado no mundo (em sua área de atuação). E o Revit precisa do AutoCAD para ser completo… usaremos muito o AutoCAD nos detalhamentos de vistas geradas pelo Revit.

      Por que você não se torna um seguidor dos blogs e para de comentar como anônimo? Assim receberá uma notificação quando eu responder seus comentários…

      Aliás, acho que você é o que mais participa dos blogs se considerarmos postagens de sugestões e comentários! Muito obrigada pelo carinho e confiança!

      Roberta

    • Anonymous disse:

      Bom dia professora!
      Muito obrigado por terminar de sanar minhaa dúvida!
      Agora estou ciente sobre o REVIT e AUTOCAD.
      E em questão a ser um seguidor é porque eu tentei e fazer e não conseguir,então deixei para depois…rsrs + pode deixar que minha esposa vai me ajudar!kkk
      Fique com Deus e muito Grato!
      ASS:Marcos Aires

  6. Anonymous disse:

    Há professora só + uma dúvida.
    Em questão de valores em R$ do REVIT ou vai ser possível a gente baixar gratuitamente com sua indicação para acompanhar o curso com você?
    + uma vez muito Grato!
    ASS:MARCOS AIRES

  7. Anonymous disse:

    Olá, Roberta,

    Acabo de ouvir sua Aula de Revit. Adorei!
    Sua desenvoltura e competência me impressionaram. Parabéns!
    Nem precisa dizer que vou te seguir (como uma sombra, rs, rs, rs.).
    Que Deus continue te iluminando!
    Abs,
    Geruzia

  8. Ufa professora! Até que enfim Consegui Baixar o belo REVIT com suas maravilhosas ajudas!kkk. Valeu professora que Deus a cada dia possa lhe dar TUDO EM DOBRO de saúde,paz e felicidades para você,sua familia e todas suas indicações…Fique com Deus. Até a próxima aula.

  9. Anonymous disse:

    Quando vai ser postada a aula 2, tá demorando muito?

  10. Olá, Roberta!
    Professora vc tem + ou – quando vai começar a sequência das aulas 03… do curso REVIT ?
    Agora uma dúvida professora. Eu instalei o REVIT como vc ensinou pelo video e vem acontecendo algo de errado no meu REVIT. Eu venho fazendo um projeto qualquer,e + ou – de 5 em 5 minutos apareçe uma mensagem na tela de erro me dizendo que eu tenho que salvar urgente! Eu salvo e ele faz uma cópia de recuperação do projeto e logo fechando todo o REVIT. Nisso são varias copias e eu deletando as antigas para não pesar muito.
    Desde de já fico muito grato pela atenção!
    Fique com Deus!

  11. Prof. tentando eclarecer melhor minha dúvida acima que vc me pediu lá no face.Então o que vem mesmo acontecendo no meu revit É FATAL ERROR! Outro ex: Quando é acionado um comando tipo que o REVIT não reconhece então ele “trava” fecha do nada!
    Grato!

  12. belaatavares disse:

    Parabéns parabéns parabéns =)
    Pessoa iluminada !

  13. Assis Haubert disse:

    Bom dia Roberta!

    O fato de não haver versão em Português ainda não é limitador.

    Particularmente digo, “não consigo” usar versão em Português, a começar pela tradução.

    Espero que possamos conversar uma hora destas sobre isto, quem sabe no AU Brasil 2012?

    []s

    Assis

    • Olá Assis, boa tarde!

      Eu também tive uma certa dificuldade ao iniciar os estudos em português, mas acho que vale a pena tentar… Fica até mais fácil a didática das videoaulas.

      Uma dúvida: vc é o sócio da Luciana Klein, ok?

      Espero conseguir comparecer ao AU Brasil 2012 para conversarmos.

      Atenciosamente

      Roberta

  14. Anonymous disse:

    Roberta, fiquei muito feliz ao receber meu curso de CAD que comprei de vcs, agora quero ingressar no Revit 2012, pois sou recém formada em Desing de interiores acho que facilita bastante não é?
    E as aulas do decorcad acbaram? como faço pra comprar o curso?

    Beijos

    Lucy

    • Olá Lucy, boa tarde!
      Que bom que gostou dos DVDs. No momento estou montando o DVD de Revit… no início de novembro lançarei para vendas! O curso DecorCAD não parou… postarei nova aula neste final de semana, masainda não tenho data certa para finalizar o DVD.
      Abraços
      Roberta

  15. Roberta boa noite
    Admiro muito quem trabalha com programas CAD e engenharia, tentei fazer um curso de Autocad um tempo atras e nao tive muita paciencia, o Revit serve para criar arquivos para fresar, gravar e corte laser?

  16. Anonymous disse:

    Olá Roberta, gostei muito da sua primeiro vídeo aula, me ajudou decidir sobre migrar ou não para o autocad, beijos e parabéns!

  17. Anonymous disse:

    Parabéns, vc ainda vai receber muitos eu garanto!!!

  18. Anonymous disse:

    Roberta, estou acompanhando seu blog e se puder me orientar, serei muito grato.
    Terminei o curso técnico em eletrotécnica, mas me interessei pela área de projetos no autocad. Fiz o curso autocad 2D, mas não achei nenhum curso direcionado para a parte elétrica, porém gostei da confecção de plantas baixas residenciais.
    Estou distribuindo currículo e ainda não tive oportunidade de estagiar nesta área.
    Com a finalidade de dar continuidade aos estudos e de me aprimorar, estou querendo fazer o autocad 3D. Também sei que existe o Revit. Qual vc me aconselharia neste estágio que me encontro? 3D ou Revit?
    Grato, Vitor Hugo

  19. Anonymous disse:

    Gostaria de saber qual a diferenca do revit e do archtecture revit.

  20. Anonymous disse:

    Olá, eu sou estudante de arquitetura e vou começar daqui a um mês o primeiro projeto usando o computador. Gostaria de saber se na sua opinião eu deveria aprender o autocad ou o revit? Estou pensando apenas na facilidade e na rapidez para entregar os trabalhos, pois depois de qualquer forma pretendo aprender o ca. Como não tenho pratica nenhuma com nenhum dos programas, qual você acha que eu deveria utilizar nesse momento

  21. Unknown disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  22. Rafael Zuma disse:

    Roberta, boa noite!

    Eu sou formado em Desenho Industrial – Programação Visual e trabalho com Design de interfaces há 13 anos, mas a área de Arquitetura também me atrai, como qualquer área que exista desenho, seja técnico ou artístico.

    Meu objetivo é apenas projetar a minha casa, ou pelo menos ter tudo “quase” 100% pronto para uma conversa com Engenheiro ou Arquiteto executarem a obra, ale´m de modelar tudo que gosto bastante, claro! srrsrs…

    Bem, ao longo de anos, de vez em quando esbarro com o AutoCAD, mas agora, encontrei esse divisor de águas, Revit. Li todos os posts anteriores e concluo que, no meu caso, meu primeiro passo é desenhar a planta toda no AutoCAD, entendi certinho?! srrsrs…

  23. Guilherme disse:

    Roberta,

    Sou calculista estrutural e iniciante no BIM.
    Achei fantástica a introdução das aulas apresentada por você. Adorei a nostalgia quando pegou os esquadros(sou do mesmo tempo).

    Estou indo com sangue nos olhos para as próximas aulas.

    Abração! E obrigado por gastar seu tempo instruindo tanto os novos no ramo da ARQUITETURA/ENGENHARIA, quanto os velhos.

    Nos falamos de novo no próximo vídeo!

  24. Geraldo Jorge disse:

    Roberta, boa tarde!
    Adquiri uma videoaula de projetos junto a prefeitura para meu filho para que ele desenvolva os seu projetos.Adorei a sua explicação e seu dinamismo que resolvi também aprender e abter novos conhecimentos sobre projetos arquitetônicos.
    De agora em diante estarei te acompanhando pelo blog.
    Um grande abraço e parabéns
    Geraldo Jorge

  25. Casa Decorada disse:

    Ola Roberta, como faço para acompanhar suas aulas, não sei nada a respeito do Revit, abraços

Escreva um comentário