Revit 2013 Aula 10: Dividindo elementos e criando peças para paredes compostas externas (Módulo Básico em Português)


10.1 Dividindo paredes com o comando Dividir Elemento (Split Element)

"Algumas vezes, depois de ter criado paredes, você percebe que um segmento interno não é mais necessário - ou você precisa mudar um segmento para outro tipo de parede. Ter que apagar e recriar paredes seria tedioso...", comentou Phil Read no livro Revit Architecture 2012 (READ at al, 2012).  

Sem dúvida alguma, dividir, apagar e refazer todas as paredes externas dos shafts do apartamento modelo seria uma tarefa bastante morosa. Porém, teremos sim que dividir e editar estas paredes, pois estão com revestimentos do lado interno dos shafts, o que é totalmente dispensável por constituirem espaços fechados para passagem de tubulações hidrossanitárias, elétricas, ar condicionado, etc.

Para atender a essa necessidade, que está presente em muitos tipos de projeto, o Revit permite fragmentar uma parede ou linha em partes menores a partir do comando Dividir Elemento. De acordo com Lima (2012), "podemos usar esse comando para aplicar diferentes alturas e características a cada parte da parede ou mesmo apagar uma parte dela".

Como exemplo, dividiremos a parede externa no trecho do shaft entre a cozinha e a área de serviço apresentada na Figura 10.1 a fim de eliminar o revestimento interno em cerâmica:


 Figura 10.1: Parede externa a ser dividida no trecho de shaft


Assim, proceda da seguinte forma:

1. Selecione o comando Dividir Elemento na guia Modificar ou digite SL.


 Figura 10.2: Comando Dividir Elemento (Split Element)


2. Surgirá um lápis no cursor. Selecione a parede no primeiro ponto e, em seguida, selecione o segundo ponto de quebra conforme Figura 10.3:


 Figura 10.3: Seleção de dois pontos de divisão da parede


3. Aperte ESC 2x para confirmar e finalizar o comando. Como resultado, teremos 3 paredes distintas: 



Figura 10.4: Divisão da parede em três partes independentes


4. Se Excluir Segmento Interno estiver selecionado na barra de opções, o segmento central será apagado e o resultado será o representado na Figura 10.5. Então, no projeto do apartamento modelo, seria necessário criar uma nova parede para fechar o shaft ou, caso contrário, as tubulações ficariam visíveis na fachada.


Figura 10.5: Divisão da parede externa e eliminação da parte central



10.2 Excluindo camadas das paredes dos shafts com o comando Criar Peças (Create Parts)


Embora o objetivo das aulas iniciais deste módulo seja o treinamento exaustivo de criação de paredes para que você se familiarize com a interface e modo de operação do software, é importante salientar que, desde a versão do Revit 2012, muitos elementos podem ser divididos em peças que podem ser tabuladas, identificadas, filtradas e exportadas de maneira independente. Com o comando Criar Peças, poderemos separar as camadas das paredes compostas do apartamento modelo e excluir os revestimentos internos dos shafts. Cuidado apenas com alguns tipos de paredes pois, segundo a Autodesk (2012), não é possível separar peças em paredes empilhadas e paredes cortinas, assuntos que veremos apenas no módulo intermediário.

Esta ferramenta facilita demais a extração de quantitativos do modelo bem como ajuda na simulação de sequenciamento da construção, mais conhecida como 4D. De uma forma simples, pode-se dizer que a simulação 4D é uma animação baseada no cronograma da obra, na qual é possível visualizar cada fase da construção de forma sequencial. Trata-se, portanto, de um filme da execução da obra que auxilia no controle do cronograma, antecipando a identificação e solução de possíveis problemas e colaborando para a entrega da construção no prazo previsto. Como exemplo, sugiro que assista ao vídeo de apresentação da Synchro, observando que cada atividade na simulação 4D da construção está "amarrada" a uma data, que muda sequencialmente de acordo com o desenvolvimento da obra.

Segundo a Autodesk (2012), as peças são automaticamente atualizadas e regeneradas quando o elemento original no qual eles são derivados é modificado. Tais alterações podem incluir Adicionar/Remover camadas ou alterar tipo de parede, espessura de camada, orientação de parede, geometria, materiais ou aberturas.  A modificação de uma parte não gera efeito algum no elemento original.

Se excluirmos o elemento original, do qual peças foram derivadas, excluiremos todas estas peças, assim como as peças derivadas dele. Se aplicarmos a tecla Delete em qualquer camada de acabamento, a parede inteira da qual faz parte será apagada (o desenho apenas e não o tipo/família da parede). E, se copiarmos o elemento original, do qual peças derivam, copiaremos todas as peças associadas.  

Para extrair os acabamentos internos do shaft do exemplo anterior, para fins de extração de quantitativos e orçamentos futuros, siga estes passos: 

1. Na guia Modificar, painel Criar, selecione Criar Peças.

 Figura 10.6: Comando Criar Peças (Create Parts)

 
2. Selecione a parede cujos acabamentos deseja separar em partes. No nosso caso, selecione a Parede 2 da Figura 10.4 e aperte a tecla ESC  para confirmar.


3. Confira se as camadas da parede foram separadas e selecione os revestimentos internos que serão excluídos conforme indicação na Figura 10.7:


  Figura 10.7: Seleção das peças a serem excluídas 


4. No painel Excluir, clique em Excluir Peças. Não tente apagar a peça com a tecla Delete pois a parede inteira será excluída.

 Figura 10.8: Comando Excluir Peças


5. Aparentemente os acabamentos serão excluídos e não serão computados para fins de quantitativos e orçamentos. Aparentemente porque o objeto original não é atingido por alterações em suas peças, que podem ser restauradas a qualquer momento com o comando Restaurar Peças
  

Figura 10.9: Visualização da parede após a exclusão dos acabamentos internos do shaft


6. O controle de visualização das peças é feito de forma independente em cada vista a partir do campo Visibilidade de peças da paleta Propriedades. Na planta do primeiro pavimento, por exemplo, podemos optar pela visualização da parede sem os acabamentos excluídos selecionando Mostrar Peças e na vista 3D podemos optar pela visualização da parede com todas as camadas selecionando Mostrar Original.


Figura 10.10: Visibilidade de peças na paleta Propriedades


7. Estudaremos o comando Criar Peças e suas ferramentas associadas com mais detalhes quando definirmos as alturas dos revestimentos dos banheiros em relação ao forro e também no momento da criação de revestimentos verticais para vigas e lajes. As informações vistas até o momento são suficientes para esta etapa do curso.



10.3 Finalizando a criação de paredes compostas do apartamento modelo

Na Aula 09, criamos as paredes compostas internas do apartamento modelo e, nesta aula, finalizaremos as paredes externas, as paredes do hall bem como as paredes dos elevadores. A proposta é criar, ainda, as paredes externas dos shafts ou usar o comando Criar Peças. 


10.3.1 Paredes externas

1. Sacada
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em reboco + pintura látex acrílica em ambas as faces.

2. Shafts
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em reboco + pintura látex acrílica na face externa e sem acabamento na face interna.
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em gesso + pintura látex PVA na face interna e sem acabamento na face externa.
- bloco cerâmico de 9 com com revestimento em reboco + pintura látex acrílica na face externa e sem acabamento na face interna.
- bloco cerâmico de 9 com com revestimento em gesso + pintura látex PVA na face interna e sem acabamento na face externa. 


10.3.2 Paredes internas

1. Hall social e hall de serviço
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em reboco + pintura látex acrílica na face externa e gesso + pintura látex PVA na face interna (trecho salas, lavabo e cozinha).
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em reboco + pintura látex acrílica na face externa e cerâmica 15x15cm + cimento colante na face interna (trecho banho serviço).

2. Elevador
- bloco cerâmico de 14 com revestimento em reboco + pintura látex acrílica na face externa e sem acabamento na face interna. 


Seu modelo 3D, no final desta aula, ficará como representado na Figura 10.11. Observe os shafts externos na sacada:



Figura 10.11: Modelo 3D do apartamento modelo ao final da Videoaula 10
(clique sobre a imagem para ampliar)



10.4 Videoaula 10

Acompanhe na videoaula como dividir as paredes externas nos trechos de shafts, como editá-las e excluir camadas de acabamentos  e também como criar as paredes que faltam para finalizarmos a vedação do apartamento modelo.




Ajude a fazer este blog tornando-se um seguidor na aba lateral direita, curtindo nossa página no Facebook e divulgando entre seus amigos! E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal do youtube.



Referências


LIMA, C.C. Revit Architecture 2013: conceitos e aplicações. 1 Ed. São Paulo: Érica, 2012.

READ, P. at al. Revit Architecture 2012 Essencial. Porto Alegre: Bookman, 2012. 


Related

Revit Básico 6692943647142269553

3 comentáriosDefault Comments

  1. Professora muito interessante esses comandos, só tenho agradecer cada vez + suas ótimas aulas. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Roberta, boa noite!
    Assisti essa aula inteira no metrô e só agora pude assistir fazendo! rssrsr... Duas dúvidas!
    1.
    Bem, esses comandos de "slipt" e "trim" ajudam muito realmente, porém, algumas vezes, deixam "sobras" na parede por o cursor não ser "imantado" exatamente para a inteseção das linhas. Tem como eu ajustar a sensibilidade do "snap"?

    2.
    Já o "create parts" para ocultar visualmente e quantitativamente, eu preferi criar paredes a invés deste procedimento. Seria esta a melhor prática?

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas aulas.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

HIPERPACOTÃO PREMIUM 10X1 - 69% OFF!! CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS! SOMOS ASSOCIADOS À ABED!!

HIPERPACOTÃO PREMIUM 10X1 - 69% OFF!! CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS! SOMOS ASSOCIADOS À ABED!!
Cursos em DVD com CERTIFICADOS! Somos associados ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância!!

5 CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS!! SOMOS ASSOCIADOS ABED - ASSOC. BRAS. DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA!

5 CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS!! SOMOS ASSOCIADOS ABED - ASSOC. BRAS. DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA!
10% OFF: de R$ 165,00 por R$ 147,00 em até 12x - Frete grátis!

Cursos em DVD com certificado!!

Cursos em DVD com certificado!!
Cursos reconhecidos pela ABED - Associação Brasileira de Ensino à Distância!

Facebook

Total de visualizações de página

Seguidores

Populares

Ofertas

300px largura
300px largura
300px largura
item