Revit 2013 Aula 19: Modificando famílias de portas (Módulo Básico em Português)

Na aula de hoje, aprenderemos a inserir novos tipos de portas no projeto bem como a modificar os parâmetros das mesmas a fim de adaptá-las às necessidades do apartamento base.

O Revit já tráz algumas famílias de portas específicas do Brasil que podem ser carregadas da mesma forma como carregamos as famílias de vigas durante a Aula 16. Caso o Revit não abra automaticamente a pasta de famílias ao carregarmos novas portas, talvez seja necessário mudar o caminho conforme os passos a seguir:
1. Clique no menu de aplicativos do Revit e, em seguida, na caixa Opções:
Figura 19.1: Acessando a caixa de diálogo Opções
2. Na caixa de diálogo Opções, clique em Locais de arquivos:
Figura 19.2: Acessando a caixa  Locais de arquivos
3. Clique na caixa Localizações, que permite criar atalhos para as pastas mais utilizadas do Revit, incluindo aquelas com arquivos de famílas.
Figura 19.3: Acessando ferramentas para criação de atalhos das pastas mais utilizadas
4. Na janela que se abre é possível, inclusive, criar um atalho para as pastas com as famílias que você baixar da internet, por exemplo. Para isso, basta clicar no botão com o sinal de + (mais). Certifique-se que em Metric Library esteja selecionado o caminho correto para a pasta a seguir: 

C:ProgramDataAutodeskRVT 2013LibrariesBrazil

Figura 19.4: Configuração de pastas de famílias

5. Caso a pasta não seja a desejada, clique sobre o caminho da mesma e procure o endereço da pasta de bibliotecas do Brasil. Confirme em OK após selecionar o caminho correto para os arquivos de família. Pronto, agora o Revit abrirá automaticamente a pasta específica toda vez que você acessar a ferramenta Carregar Família.   
19.1 Modificando parâmetros básicos de portas

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a definição dos parâmetros de cada família do Revit depende do autor da mesma, ou seja, daquele que concebeu e criou determinada família.
As famílias de portas do template Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, foram desenvolvidas pelo escritório Contier Arquitetura e configuradas de acordo com a Norma de Coordenação Modular NBR 15.873:2010. Assim, nas portas e janelas, as larguras e alturas são definidas a partir do número de módulos escolhido, sendo que cada Módulo Básico (M) apresenta o valor de 0.10m.
Observe que, para a Porta Simples de Abrir de 0.60×2.10m, foram definidos 7 módulos para a largura (0.60m de vão livre e 0.05m de cada lado para os batentes) e 22 módulos para a altura (2.10m de vão livre e 0,10m para estrutura) conforme podemos visualizar na Figura 19.5. São estes parâmetros que devemos alterar caso uma porta com outras dimensões seja criada a partir desta família de porta.
Figura 19.5: Parâmetros de uma porta do template MCMV
Uma porta de correr de 1.20×2.18m do template padrão do Revit, por outro lado, pode ser modificada a partir das dimensões básicas de largura e altura como indicado na Figura 19.6:
Figura 19.6: Parâmetros de uma porta do template padrão do Revit
Várias outras famílias de portas podem ser baixadas de sites específicos. O Sr. Manuel Lemos, que sempre nos envia apostilas de Revit e AutoCAD, organizou uma lista com imagens famílias de portas e janelas do site Autodesk Seek que pode ser baixada no menu Revit > Famílias Revit do site  www.construir.arq.br. Neste mesmo link também poderão ser baixadas algumas famílias de portas de entrada e portas de correr de duas folhas que separei para que você possa acompanhar melhor a videoaula de hoje.
Figura 19.7: Famílias de portas de entrada

Figura 19.8: Famílias de portas de correr com duas folhas envidraçadas

Você também poderá navegar pelos dois principais sites de famílias Revit disponíveis na internet e baixar várias outras portas e janelas, além de aproveitar e já selecionar alguns móveis para usarmos em uma aula futura sobre layout:

Autodesk Seekhttp://seek.autodesk.com/

Videoaula 19


Ajude a fazer este blog tornando-se um seguidor na aba lateral direita, curtindo nossa página no Facebook e divulgando entre seus amigos! E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal do youtube.
Referência
CONTIER ARQUITETURA. Tutorial Minha Casa, Minha Vida. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.construir.arq.br/index.php?id=Aulas&cat=arquivos_revit>. Acesso em: 15 set. 2012. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário

  1. Arnaldo zumba disse:

    muito obrigado por estarem a me ajudar………….. servindo

Escreva um comentário